Olá!
Venho aqui divulgar uma petição que penso que devem assinar, para evitar o encerramento dos ATL (Actividades de Tempos livres) das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O Governo e a Segurança Social vão retirar o apoio a cerca de 1200 Instituições, que servem cerca de 100.000 crianças, com a justificação de que, como são "oferecidas" actividades de prolongamento de horário até às 17h30 nas escolas de 1.º ciclo, os ATL não são necessários.
A CNIS (confederação Nacional de Instituições de Solidariedade) vem alertar que, muitos pais não têm horários que lhes permitam estar nas escolas às 17h30 para recolher as suas crianças e que o Governo se está a esquecer que, nos períodos de férias escolares, a grande maioria não tem possibilidades de ficar com os filhos em casa, nem ninguém que fique com eles.
Com esta medida a CNIS prevê que cerca de 11.000 funcionários destas instituições vão perder o seu posto de trabalho, agravando ainda mais a situação de desemprego do país.
Uma das consequências mais graves deste encerramento é que os maiores prejudicados serão as famílias de baixos rendimentos, pois era graças aos apoios da segurança social que as IPSS conseguiam praticar mensalidades baixas e de acordo com os rendimentos das famílias.
Pare terem acesso à petição e a terem mais informação cliquem
aquiObs: Trabalhei em ATL durante 6 anos e fiquei sem emprego porque a minha Instituição encerrou devido às Actividades de 1.º ciclo... Os pais com quem ainda mantenho contacto dizem-me estar com muitas dificuldades para conseguir cumprir o horário das escolas e nas férias é o desespero...