Quinta-feira, 6 de Setembro de 2007
É pá, ando a ficar desmoralizada...

A minha cidade está cada vez pior...
Para além de ter a maior taxa de desemprego, que sobe, ao contrário do resto do país que está em ligeira descida, ter quase metade do pessoal a receber rendimento mínimo (rendimento social de inserção como é chamado actualmente) e ter o maior número de tuberculosos do país com uma das maiores taxas de Europa (e eu a pensar que isto era um doença do sec. passado ou apenas do 3.º mundo).
Agora ainda descubro aqui que é no Porto que os casos de Sida mais têm aumentado...

Pelos vistos a cidade está cada vez mais esquecida, pelos governantes, pelas Instituições e até pelas associações locais...

Corridas de Aviões e de carros são giras, o pessoal até se animou todo para as ver, mas acabada a festa fica apenas a cruel realidade de que esta cidade vive...

Agora admiram-se que é também aqui que há mais assaltos a bancos...

Eu sou uma Técnica Superior da área Social, mais concretamente Técnica Superior de Educação Social. Estou desempregada porque a Instituição onde trabalhava fechou. Foi à "falência". Não tenho conseguido arranjar emprego, porque as outras Instituições da zona vivem mal e nem os técnicos que já têm conseguem manter. Só as creches, infantários e centros de dia vão resistindo, porque os projectos de Intervenção (aqueles que realmente intervêm para a mudança das populações) estão a acabar, ou já acabaram. E não há novos em vista...

Desculpem a falta de modéstia, mas eu e muitos colegas da área poderíamos fazer um trabalho de intervenção e de promoção de mudança de atitudes, prevenção de comportamentos de risco, e de combate à exclusão social e estamos em casa, ou então num Call-center qualquer, ou mesmo a trabalhar como caixa num qualquer hipermercado, e isto porque de facto o Porto não tem necessidade do nosso trabalho... Estes dados preocupantes revelam que de facto não devemos estar a fazer falta nenhuma... As coisas cada vez estão piores, mas parece que o caminho é acabar com os projectos de intervenção, porque só se gasta dinheiro e não dão em nada... Pelos vistos...

O "Porto feliz" acabou e pelos vistos acabou a "felicidade" do Porto. Este era um projecto polémico, é verdade, fruto de um "capricho" de um autarca, mas era um projecto para a cidade, e podia ter inspirado outros, para outros tipos de população.
Mas a falta de apoios do governo central "matou" este projecto e temo que tenha também matado a vontade de se criarem outros, seja para sem abrigos, seja para a população em geral.
Na zona Histórica do Porto fecha a fundação que todos reconhecem ter feito um bom trabalho... Era bom, mas acabou-se... Como se esta não fosse uma das zonas mais afectadas pela exclusão social, marginalidade, etc... Desculpem lá, mas manter a creche e o infantário, apesar de muito importante, não é "intervenção social", porque HÁ muitos outros problemas que não têm resposta.

A culpa é de todos... é das associações locais que andam a "dormir de sono" e fecham-se aos problemas das populações; é dos empresários locais, que só pensam em comprar Ferraris e Mercedes topos de gama, em vez de investiram na própria empresa, enriquecendo a região e não só as contas da Suíça,é do poder local que só pensa nos orçamentos apertados ( e bem, tenho de o dizer) mas que não usam o seu poder de persuasão para chamar atenção aos problemas (isso não custa dinheiro, pois não?) e é também (tenho de o dizer, porque é verdade) do Estado Central que não sai de Lisboa para conhecer o país real, quando não há carros nem acrobacias de aviões, que toma decisões cegas e desproporcionais ( veja-se a diferença entre o Metro do Sul do Tejo e o Metro do Porto, onde no primeiro só andam as moscas e no segundo, não cabe nem mais uma mosca), em que  o Porto está proibido de gastar ou desperdiçar dinheiro e lá para baixo... é  o que se vê.

Desculpem lá a extensão do post, mas digo-vos que ainda tinha muito mais para dizer...

P.S. 1: Se os principais meios de comunicação televisiva tivessem a sede no Porto, será que esta situação teria chegado ao ponto que está?

P.S.2: Para quem me acha regionalista, tenho a dizer-vos que compreendo agora o que muitas pessoas de Bragança, Viseu, Beja, etc. diziam há uns anos que Portugal era só Lisboa e Porto... Agora que é só Lisboa (e cada vez mais) é que compreendo o que é não ser ouvido, ser desprezado, e ver  o pessoal a dizer "lá vem estes chatear... vamos fazer de conta que os ouvimos, damos-lhes umas palmadinhas nas costas que ficam já todos contentes...". Regionalista? Sim e cada vez mais!

P.S.3: Qualquer dia vamos descobrir no mapa que o Porto fica na Ucrânia, Roménia ou se calhar é mesmo em Marrocos...

sinto-me desmoralizada

publicado por filhaemãe às 13:14 | link do post | favorito

De ladybug a 25 de Setembro de 2007 às 03:12
Ó querida, não desmoralizes. Agora que já estás na tua nova casinha, arrumadinha a limpinha, agarra-te à net e não desistir de procurar: até mesmo em call-centers. Como eu costumo dizer: há sempre lugar para quem quer trabalhar, para quem quer emprego já é mais difícil ;)

Algo que diz que posso ter fé em ti ;)


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

O Blog de uma filha de sua mãe, que tem uma filha, da qual ela é a mãe...
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Para quem puder...

Já falta pouco...

Em destaque!

E um mês após ter iniciad...

Ena, afinal ainda cá ando...

Ao ponto que se chega...

É só para tirar o cheiro ...

Foi exactamente há 2 anos...

quanto à barra que coloqu...

Consequências de ser uma ...

arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

acidente

amigos

amizade

amor

amy winehouse

animais

avaria

blog

blogs

calor

câmara

casa

cigano

computador

condutores

creche

crianças

crise

cunhas

dah!?

desejos

desemprego

destaque

dieta

dinheiro

diz que até não é um mau blog

doença

dor de cabeça

emprego

entrevista

espiritualidade

estrada

eu

filhota

futebol

gente doida

governo

hipocrisia

iac!

infância

injustiça

ipss

irmã

lisboa

livros

mãe

marido

media

mentiras

metro

miséria

mudanças

mulheres

mundo

música

natureza

o segredo

óculos

país

palhaçada

parvoíces

pobreza

política

porto

portugal

prémio

role models

rsi

rua sésamo

sapo estúpido

ser mãe

slimmy

sociedade

sócrates

solidariedade

televisão

tempo

testes idiotas

trabalho

tralha

variedades

vida

vizinhos

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds